terça-feira, 29 de setembro de 2009

Hey Jude


Hello Friends! Como estão? Esperamos que tudo bem.

Hoje, resolvemos fazer o nosso primeiro Beatle song do blog. Onde estaremos falando um pouco de cada música dos Beatles. Desde curiosidades, até o que elas significam e importam para nós. E vamos começar com a balada Hey Jude! Adoramos essa! Heheheh

Beijos e Abraços

Marcelo & Tiago
Sarau Beatles

Hey Jude
(John Lennon/Paul McCartney)

Hey jude, dont make it bad.
Tak
e a sad song and make it better.
Remember to let her into your heart,
Then you can start to make it better.

Hey jude, dont be afraid.
You were made to go out and get her.
The minute you let her under your skin,
Then you begin to make it better.

And anytime you feel the pain, hey jude, refrain,
Dont carry the world upon your shoulders.
For well you know that its a fool who plays it cool
By making his world a little colder.

Hey jude, dont let me down.
You have found her, now go and get her.
Remember to let her into your heart,
Then you can start to make it better.

So let it out and let it in, hey jude, begin,
Youre waiting for someone to perform with.
And dont you know that its just you, hey jude, youll do,
The movement you need is on your shoulder.

Hey jude, dont make it bad.
Take a sad song and make it better.
Remember to let her under your skin,
Then youll begin to make it
Better better better better better better, oh.

Na na na na na ,na na na, hey jude...

Hey Jude foi lançada em 1968, e é o single mais vendido dos Beatles,tem cerca de 7 minutos de duração, considerada uma canção muito longa para a época e apesar de ser creditada como Lennon/McCartney, ela foi composta 90% por Paul McCartney.

Segundo McCartney, a inspiração da canção foi Julian Lennon, filho de John, que na época estava vivendo a difícil situação de divórcio dos pais.

Segundo Paul no livro “The Beatles Anthology”: "Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o radio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar - 'Hey Jules - don't make it bad, take a sad song, and make it better...' – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não esta feliz, mas você ficará bem.’ Depois eu mudei o nome de Jules para Jud, que era um personagem em Oklahoma! e eu gostei do nome.”

Hey Jude é uma das canções ‘’McCartney’’ favoritas de John. Paul conta no Livro ‘’Many year from now’’, a primeira vez que mostrou a canção ao amigo: “Eu terminei tudo na minha casa em Cavendish e eu estava na sala de música no andar de cima quando John e Yoko vieram. Eles estavam de pé atrás de mim enquanto eu tocava para eles a canção. E quando chegou na frase: ‘The movement you need is on your shoulder,’ Eu olhei para ele e disse, ‘eu vou mudar essa linha, está meio fraco.’ E John disse, ‘Você não pode e sabe disso...é a melhor frase da canção.’ Essa foi a colaboração. Quando alguém fala firmemente para você manter algo que iria jogar fora. E toda vez que canto essa linha penso em John.”

Entrevista de John à revista Playboy em 1980 sobre a canção: “Paul disse que escreveu para Julian. Ele sabia que me separava e deixava de morar com Julian. Ele cuidava de Julian como um tio, e compôs ‘Hey Jude.’ Mas, sempre achei que fosse uma canção direcionada a mim. Se pensar bem, não quero ser comparado à aqueles fãs que lêem coisas na canções... Mas a letra: ‘Hey, John... go out and get her.’ Em seu subconsciente o anjinho dizia, ‘Seja abençoado, me deixe’ mas o seu diabinho não gostava nada daquilo, pois ele não queria perder sobretudo seu parceiro.”

Em Hey Jude, Paul e George tiveram uma pequena ’’ briguinha’’, devido ao fato que Paul não gostou muito das colaborações do parceiro à canção.

Existem centenas de versões de Hey Jude espalhadas pelo mundo. Versões em diversos idiomas e arranjos.

A vocalização ‘’Nanana Hey Jude’’ é um dos pontos altos da música. Perguntaram a John se aquilo era uma influência dos mantras indianos e ele respondeu: ‘’Não. Mas pode ser’’

A cena de Hey Jude do Filme Across the universe, capta muito bem a mensagem da canção. Jude também é o nome do Personagem principal.

Nós gostamos de Hey Jude, principalmente pela mensagem positiva da letra, que fala em não ficar desanimado e ir à luta. Conquistar o que tiver que conquistar, fazer o que tiver que fazer. Ela não tem um vocalista principal, as vezes Tiago à canta e as vezes Marcelo, ou as vezes cada um canta um verso da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário