quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SARAU BEATLES - ORIGEM - PARTE 03



Sarau Beatles

Por Humberto Neto


O ritmo que predominava entre os Jovens do ano 2000 era basicamente rock e o punk rock. Bandas como Bad Religion, Green Day, Offspring e Blink 182, dominavam as paradas. No Brasil, artistas como Charlie Brown Jr, O Surto, Tihuana, O Rappa faziam a cabeça da juventude e no Rio Grande do Sul, a banda da vez era a punk Tequila Baby, com o hit ‘’Velhas Fotos’’.

Marcelo, então com 14 anos, estava descobrindo o mundo da adolescência. Começando a freqüentar casas de shows e também a dar suas primeiras saídas na noite litorânea. Seu estilo de música favorito ainda era o dos 04 rapazes de Liverpool, no qual era fissurado, mas como estava começando a entrar na fase de descobertas, não resistiu ao punk rock com letras maliciosas da Tequila Baby e se tornou um grande fã. Usava as famosas camisas pretas, tênis allstar (de preferência sujo), sabia todas as músicas de cor e até usava o cabelo arrepiado no estilo moicano.

No mês de Dezembro, Marcelo se aventura pela primeira vez em ir a um show de rock em Porto Alegre. Claro que um show da Tequila Baby! Foi organizado uma van saindo de Tramandaí até o local do show. Durante a viagem, o pessoal vinha escutando um CD de uma banda nova, que estava começando a fazer sucesso e abria o shows da Tequila, era a Vórtex, cujo vocalista era Tiago Goulart, na época chamado Tiago Chiwi.

A Vórtex seguia o mesmo estilo da Tequila Baby, um punk rock cru com algumas letras maliciosas, o que fazia a cabeça da gurizada.

A Vórtex então passa a ser a banda favorita de Marcelo. Ele aprende a cantar todas as músicas e a inclusive aprender a tocar algumas canções no violão, instrumento que estava começando a aprender.

No ano de 2000, Tiago deixa a Vórtex e funda a Major Fox, banda ainda no estilo punk, porém com mais ênfase nas melodias. A Major, rapidamente se torna uma banda de bastante sucesso local, com músicas sendo tocadas nas rádios (Principalmente os hits ‘’Êra!Êra!Êra!’’ e ‘’1000 Estrelas’’) e shows de ótima qualidade onde tinham sempre grande público, inclusive a do jovem Marcelo sempre na primeira fila.

Em 2002, já cursando o 2º grau, Marcelo é convidado por uns amigos a participar do Festival Barão Sounds, festival de bandas locais. Marcelo e seus amigos formam então a banda Odisséia e fazem pela primeira vez sua apresentação no concurso e tiram o primeiro lugar. Assim, resolvem seguir adiante com a Odisséia e conseguem uma considerada fama na cidade, já que a banda favorita do Litoral estava se aventurando por Porto Alegre.

A Odisséia durou até junho de 2002, quando Marcelo deixa o grupo para começar Os Taxons e Tiago volta viver em Porto Alegre e forma a banda Musgo.

Os Taxons conseguem rapidamente um reconhecimento do público, realizando vários shows por todo o litoral gaúcho e com músicas tocando nas rádios e a Musgo também começou com o pé direito, ganhando um festival de bandas e fazendo o seu caminho no cenário underground de Porto Alegre.

Conforme Os Taxons iam se desenvolvendo no Litoral, surgiam algumas comparações com a Major Fox, principalmente em relação aos vocalistas.

‘’Muita gente me dizia que eu lembrava muito o estilo do Chumbaka, que eu tinha que conhecer o Chumbaka, que a minha banda era boa, lembrava a do Chumbaka e eu já estava começando a me irritar, pensando ‘Bah eu preciso conhecer esse tal Chumbaka!’ Mais tarde somente que eu fui saber que Chumbaka era o apelido do Tiago, vocalista da Major Fox, que já tinha acabado por sinal. Ele estava tocando numa banda chamada Musgo, que lembrava ainda mais o estilo dos Taxons por ser mais rock ‘n’ roll. Eu fiquei muito enciumado!’’ – relembra Marcelo.

Finalmente Marcelo, resolve procurar Tiago pela internet. Manda um scrap pelo Orkut dizendo que gostaria de conhecê-lo, que tinha uma banda que estava indo bem no Litoral e que era um grande fã do seu trabalho. Para surpresa de Marcelo, Tiago responde de maneira muito amigável dizendo que a hora que ele estivesse em sua casa no Imbé, estaria esperando uma visita de Marcelo. E foi o que ele fez, em um final de semana ele resolve visitar Tiago. Leva o violão, um cd dos Taxons e vai encontrar o futuro amigo. Tiago simpatiza na hora com Marcelo, por ser tão jovem, fã de BEATLES, de música, como Tiago mesmo define: ‘’Ele parecia eu há uns tempos atrás!’’.

Tiago já planejando voltar a morar no litoral estava com a intenção de fazer um trabalho voltado para pequenos bares e pubs, fazendo o clássico ‘’voz e violão’’ e viu que Marcelo era a pessoa certa para isso: ‘’Eu vi que ele chegou com uma camiseta do John Lennon assim, e eu sempre tive essa idéia de fazer um projeto, mas de fazer uma coisa diferente do que cover, eu não falo que a gente é cover, porque nós fazemos mais versões no formato acústico. Eu sempre tive essa idéia, mas precisava de alguém que cantasse junto, que pudesse trabalhar e o Marcelo trabalha tri bem isso aí, agente nem precisou fazer muito ensaio, só chegar e sair tocando, o cara é Beatlemaniaco também, fica tudo mais fácil’’ – Explica Tiago.

Após esse primeiro contato, o Sarau Beatles já inicia suas atividades. A primeira apresentação surge no Prêmio Melhores do Ano, realizado na cidade de Tramandaí, depois no Bar do Guego na Cidade de Osório, depois no Joe’s Pub Rock na cidade do Imbé, onde o Sarau se solidifica e se torna uma atração super especial.

De lá pra cá, surgem mais de 100 apresentações por todo Estado do Rio Grande do Sul: Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Oásis Sul, Capão da Canoa, Torres, Osório, Santo Antonio da Patrulha,Três Coroas, Campo Bom, Canoas, Porto Alegre, Serafina Correa...

Em 2008, Marcelo e Tiago se mudam para a Capital e o SARAU BEATLES segue crescendo e atraindo cada vez mais admiradores de todo Brasil e exterior, seja através dos shows ou do material divulgado pela internet. Hoje a dupla conta também conta em seus shows com a participação de convidados especiais. Charles Master (ex- TNT, artista solo), Frank Jorge (artista solo), Tchê Gomes (Tenente Cascavell), Cassio Steve (Onibus Azul), Lucas Rosa (Kanauê) são alguns músicos que já dividiram o palco e canções com o SARAU BEATLES. Em grande parte dos shows a dupla conta com o apoio de Cléber Safi nas guitarras e vocais e Homero Santoro baixo e vocal. Cleber e Homero são dois grandes músicos de experiência e acrescentam mais qualidade ao trabalho do SARAU BEATLES.

O maior erro que o grande John Lennon cometeu, foi ao dizer que o sonho havia acabado em 1970, cerca de 40 anos se passaram, e o sonho continua a brilhar fortemente e o SARAU BEATLES se faz presente para voltarmos a cantar, gritar, dançar, sorrir e sonhar...’’Você até pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único, espero que um dia você se junte a nós e o mundo será um só!’’

ENTRE NA COMUNIDADE DO SARAU BEATLES NO ORKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14194349





(Acima) Tiago e Marcelo, dando uma canja no show de Fabiano Siqueira, no Joes Pub rock em Imbé/RS.
Adicionar imagem

Um comentário:

  1. Olá Galera!!! Preciso do telefone dos guris...quero contratá-los....André Battú (51) 8209-4403

    ResponderExcluir